Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O vídeo game pode ser um grande aliado no processo de conscientização e de promoção de debates em relação problemas sociais. Pensando nisso, cinco jovens decidiram desenvolver um jogo em que o jogador tem a missão de coletar todas as manchas de óleo do mar. Ele foi desenvolvido durante a Global Game Jam 2020, evento que aconteceu no último final de semana no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina.
Um dos idealizadores do jogo, Halyson Itallo, terminou o ensino médio integrado ao técnico em eletrônica na instituição. Mesmo assim, ele decidiu participar da Global Game Jam 2020. Ele contou ao G1 que a ideia surgiu após a divulgação do tema do evento que seria a reparação. De imediato, o jovem de 18 anos lembrou das manchas de óleo que atingiram as praias do Nordeste.
“De imediato, me veio à mente, aspectos relacionados às grandes tragédias ambientais recentemente ocorridas, como os desastrosos derramamentos de petróleo nos litorais do Nordeste que, inclusive, atingiram o nosso estado. Nesse sentido, potencializou-se um consenso no grupo em tratar o tema de forma mais lúdica, tratamento este oportunizado pelos jogos”, explicou. O jogo levou o nome de “Saving Marine Life”. O objetivo do jogador é coletar as manchas de óleo do fundo do mar e desviar dos peixes presentes no cenário. Só assim, o jogador consegue passar de fase. Ao todo, cinco jovens participaram do processo de produção, sendo eles: dois programadores, dois artistas e um músico.
“O processo de produção do jogo foi bem divertido, mas bem trabalhoso devido aos erros que ocorreram no começo da produção e pelo tempo curto em que acontece a Global Game Jam, mas no final tudo deu certo e é bem prazeroso ver o seu jogo funcional no final. Houveram cinco participantes na criação do jogo, foram dois programadores, dois artistas e um músico”, comentou.
Equipe que desenvolveu o jogo no IFPI — Foto: Arquivo Pessoal
A Global Game Jam 2020 é um evento internacional que consiste na criação de um jogo, dentro de um prazo de 48 horas, a partir de um tema determinado pela organização geral no evento. Os participantes em Teresina produziram 15 jogos a partir do tema ‘reparo’.
Os games desenvolvidos trataram de temas bem distintos como cultura medieval, magia, forças sobrenaturais, além de ecologia e relacionamentos pessoais. A GCJ é realizada simultaneamente em mais de 900 locais em mais de 100 países.
Fonte: G1.com