Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O sucateamento da segurança pública, no estado do Piauí, é uma realidade assustadora e deixa a população em pânico. O baixo efetivo policial existente, em torno de 6 mil homens para atender uma demanda de 224 municípios, deixa a sociedade entregue à própria sorte. A média por município é de 26,7 policiais, mas a média não bate com a realidade. Existem municípios que contam com 03 policiais somente. De acordo com o IBGE, a população do Piauí é de 3.212.180 habitantes (2017). Dos 6 mil homens da PM PI, a grande maioria é lotada na Capital. A estrutura disponibilizada aos aguerridos heróis do dia a dia é muito precária.
Rotineiramente as redes sociais são invadidas com fotos e vídeos, mostrando viaturas sendo empurrada pelos PMs, em muitos casos por falta de combustível ou de manutenção. Os próprios policiais chegam a denunciar que a disponibilidade diurna de combustível por viatura é de 10 litros, o que dificulta a realização de rodas nas ruas e bairros das cidades. Para driblar a falta de combustível nas viaturas, resta à PM a realização de blitzes nas entradas ou saídas das cidades. A blitz é um importante instrumento inibidor das ações delituosas, mas tem uma desvantagem: ela é fixa; enquanto uma blitz é realizada num ponto fixo, as cidades ficam sem a cobertura das rondas. Os resultados seriam melhores se as duas operações, fossem simultâneas. E a turma à margem da lei sabe muito bem disso. Desvantagem para os cidadãos.
Ontem, 04/03/2020, as 13 horas, dois estudantes de uma escola particular foram abordados por dois elementos numa moto, a dupla chegou a apontou arma para as crianças, a reação dos garotos foi correr e procurar abrigo numa residência próxima. Felizmente, os meliantes nada fizeram com as crianças. Notícias como essas, são diárias, aqui em União. Dentro das suas limitações, a polícia tem agido, muitos marginais são presos diariamente; mas infelizmente, os marginais são colocados em liberdade com muita rapidez, infelizmente amparados pelas leis. Até parece que leis nesse país sejam criadas para garantir a impunidade e não para proteção dos cidadão!
A população está cada dia mais prisioneira em suas próprias casas, enquanto os marginais estão livres. “Aqui no residencial Santa Helena, se a gente estiver na cozinha tem que deixar a porta da sala trancada… se tá na sala tem que trancar a porta da cozinha… na dúvida, já estou deixando as as duas portas trancadas”, disse dona Fátima. “Aqui no residencial a polícia praticamente só vem quando está em perseguição, é uma raridade a viatura passar”, falou senhor Antonio José. “Hoje por volta de 9:30, entraram aqui em casa e levaram meu celular… fiquei no prejuízo”, diz dona Marlene moradora do Santa Helena. O que acontece no residencial Santa Helena, é o mesmo que acontece nos demais bairros ou residenciais de União. Apesar de tudo, a Polícia Militar de União está sempre disposta a atender as ocorrências – basta ligar: 99515 2286.
Fonte: Portal de União