Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Familiares e amigos de vítimas da Covid-19, no Piauí, relataram em vídeo o sentimento de tristeza pelas perdas de seus pais, mães, amigos e amores… Vidas perdidas na pandemia do novo coronavírus. Em todo o Piauí, 93 pessoas já morreram vítimas da doença em dois meses.
Luzia Bandeira perdeu o marido Cláudio, que tinha 36 anos e nenhuma comorbidade, ou seja, sem doenças associadas. Por isso, para ela a morte de Cláudio, que deixou um filho de 4 anos, foi um choque.
“Jamais esperei que isso fosse acontecer, foi um choque, susto grande, porque eu imaginava que ele fosse sair dessa, ele tinha uma saúde boa”, contou.
Claudiana contou da tristeza e do desespero ao ver agravar, dia após o dia, o estado de saúde da amiga e colega de trabalho Solange Moutinho, 60 anos, que também não tinha comorbidades.
As duas eram técnicas de enfermagem e trabalhavam no Hospital de Urgência de Teresina. Solange morreu após cerca de 10 dias de internação na UTI do Hospital Getúlio Vargas.
Solande e Claudiana eram amigas e trabalhavam juntas. — Foto: Arquivo pessoal
“Eu sabia que ela estava muito mal, estava com 73% saturação [de oxigênio no sangue], mesmo eu sabendo que com 92% já tem indicação de entubação [repiração por aparelhos], vendo ela nesse estado fiquei desesperada. Ela internou no HGV, foi pra UTI, foi entubada e na madrugada de anteontem ela veio a falecer”, disse a amiga entre lágrimas.
José Filho perdeu a mãe, Odete, 73 anos, moradora de Rio Grande do Piauí. Ele contou que a família esperava que ela fosse se recuperar.
“Ela passou 17 dias entubada, no oxigênio, e houve melhoria, resposta do organismo do 1º ao 9º dia. No 10º dia ela parou de evoluir e houve oscilação no estado de saúde”, contou.
Pedro Nogueira, filho de Manoel Nogueira Neto, de 65 anos, que era presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, falou sobre o falecimento do pai. Manoel ficou duas semanas internado na UTI, apresentou para uma pneumonia grave, não resistiu e faleceu.
Manoel morreu após duas semanas internado com covid-19. — Foto: Arquivo pessoal
“Tem muitas famílias passando por isso e são vidas, não é um número, não é uma perda financeira calculável, são vidas, sentimentos, ausências que não tem como a gente repor. Perdemos”, lamentou.
Em todo o estado, além das 93 pessoas que já morreram vítimas do novo coronavírus, há mais de 3 mil casos confirmados da doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, além de 140 leitos de UTI ocupados por pacientes com coronavírus no Piauí.
Fonte: G1.com